Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h28 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 15h19 | Acessos: 940

- Centro de Documentação Histórica: o centro é fruto de um acordo de cooperação fixado entre a Comissão Pastoral da Terra e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O objetivo principal é garantir a preservação, o acesso e a divulgação do patrimônio arquivístico da CPT/Xinguara-PA. O esforço é reorganizar, classificar, ordenar e higienizar o acervo documental da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sediada em Xinguara/PA, que tem um enorme volume (107 metros lineares, que equivalem a algo em torno de 767 caixas-arquivo). Infraestrutura do centro: acervo documental, scanner e computador de última geração, armários, mesas e cadeiras. 


- Laboratório de História e Geografia: o laboratório destina-se a estimular estudos e pesquisas no campo das temáticas regionais, das relações espaço-tempo na região de fronteira, com enfoque na história e geografia do Sul e Sudeste do Pará. Está vinculado aos Cursos de Geografia e História da Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (FCH/IETU/Unifesspa) e tem como objetivo subsidiar atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da graduação e da pós-graduação sobre a produção do espaço urbano, agrário e regional, especialmente no âmbito da região de fronteira. Além disso, o laboratório busca contribuir com pesquisas realizadas pelos docentes, pesquisadores, alunos de iniciação científica e discentes de monografias da graduação em Geografia e História e da especialização do Curso de Território, Região e Identidades na Amazônia Oriental. Infraestrutura do laboratório: armários, cadeiras, mesas, 4 computadores, quadro branco, acervo de livros e revistas.


- Laboratório de Informática: destinado ao acesso dos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação lato sensu em Território, Região e Identidades na Amazônia Oriental do Instituto de Estudos do Trópico Úmido, contando com 20 computadores ligados à internet.


- Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido: acervo composto de: folhetos, livros, multimídias (CD-ROM, DVD, etc.), obras de referência (dicionário, glossário, bibliografia, enciclopédia, atlas, etc.), periódicos e trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, monografia de especialização e trabalho de conclusão de curso). Atualmente, a biblioteca do lETU conta com mais de 3.000 exemplares divididos em mais de 1.000 títulos, contando ainda com 5 computadores com acesso à internet e ao Portal de Periódicos da CAPES e outros portais de pesquisa. As bibliotecas da Unifesspa são todas integradas e contam com o serviço de encomenda de livros, periódicos e trabalhos acadêmicos, assim docentes e discentes podem solicitar o material necessário em uma das unidades e a Unifesspa realiza o translado de onde está o exemplar para a unidade solicitante.


- Infraestrutura de uso comum: três salas administrativas; duas salas da secretaria acadêmica; uma sala de técnicos; dois miniauditórios com capacidade para 100 pessoas; uma sala de aula multimídia para as atividades acadêmicas; 7 salas de aula equipadas com datashow; uma copa; duas salas de professores; banheiros em cada andar; uma sala para auxiliar a estrutura de comunicação e tecnologia de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão e elevador. A infraestrutura de suporte digital implica, por conseguinte, em disponibilizar uma estrutura de trabalho que favoreça a realização de atividades acadêmicas diversas de pesquisa, seminários, conferências, defesas de trabalhos acadêmicos com a instalação de equipamentos interativos (teleconferência e videoconferência) e de estúdios para criação/customização de mídias educativas de apoio à graduação e pós-graduação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página