Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Geografia > Objetivos do Curso
Início do conteúdo da página

Objetivos do Curso - Geografia

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 10h48 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 19h42 | Acessos: 737

O objetivo do curso de Licenciatura em Geografia (FCH/IETU/Unifesspa) é formar de maneira integrada professores em Geografia, com competência para atuarem em instituições de ensino que ofereçam cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e à distância.

Este Licenciado atuará ainda de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, ou em espaços de educação não escolares, como espaços de educação especial, assentamentos rurais, aldeias indígenas, quilombos, comunidades tradicionais que demandem sua formação específica (BRASIL, 2010). Para isso, consideramos como suportes estruturantes das trajetórias curriculares de sua formação:

        a) o exercício de sua prática profissional vinculada ao desenvolvimento do espaço geográfico no qual se insere – região sul e sudeste do Pará, Amazônia e Brasil;

          b) sua estreita vinculação profissional com a Educação Básica;

         c) assim como a produção de conhecimento científico novo, por meio da pesquisa voltada aos processos de ensino e aprendizagem em Geografia, capaz de revelar as especificidades do espaço geográfico de sua atuação.

Desse modo, os objetivos específicos da Licenciatura em Geografia na Unifesspa (FCH/IETU), consistem em:

  • Formar profissionais éticos, com competência, habilidades e conhecimentos necessários ao exercício pleno de sua profissão, bem como da cidadania, com comprometimento em relação à sociedade em que vivem, lócus de sua atuação;
  • Formar profissionais licenciados em Geografia, que desenvolvam competências e habilidades profissionais, capazes de articularem teoria e empiria, ou seja, a práxis do conhecimento geográfico, atuando criticamente na sociedade;
  • Reafirmar o acesso à educação como um direito universal e constitucional de todos os cidadãos, bem como proporcionar uma formação abrangente, considerando as dimensões culturais, política, epistemológica e ética aptas ao desenvolvimento de estratégias educativas que democratizem o acesso ao conhecimento;
  • Habilitar docentes para a compreensão do espaço geográfico nas suas diversas dimensões e escalas, além de contemplarem a diversidade em todos os seus âmbitos e aspectos.
Fim do conteúdo da página