Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 14h41 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 13h14 | Acessos: 1004

A criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é fruto do desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Lei nº 12.824, de 5 de junho de 2013. Trata-se de uma proposta de Universidade multicampi que está presente nos municípios de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Se considerarmos a Resolução nº 023, de 13 de novembro de 2014, que estabelece parâmetros para a utilização do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é possível afirmar que a área de abrangência da Unifesspa vai muito além dos limites de seus campi fora de sede, envolvendo 39 municípios do Sul e Sudeste do Pará, com potencial impacto no norte do Tocantins, sul do Maranhão e norte do Mato Grosso. 

Um dos campi fora de sede criados nesse contexto foi o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), localizado em Xinguara-PA e legalizado pela Portaria n. 060 de 19 de setembro de 2013. O IETU iniciou suas atividades em setembro de 2014, com o curso de Licenciatura em História desenvolvido na modalidade presencial, regime seriado, com duração de quatro anos (oito semestres). Posteriormente, entraram em vigor mais três cursos: Geografia, Zootecnia e Medicina Veterinária.

Nesse bojo, ocorreu a instalação e efetivação do curso de Licenciatura em Geografia, que objetiva, conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a formação do professor-pesquisador com competência para atuar especialmente em instituições de ensino da educação básica, com a possibilidade de produzir e avaliar programas e materiais didáticos para o ensino presencial e à distância.

Em 2018, ocorreu a proposição da criação da Faculdade de Ciências Humanas, que conforme o PPC do Curso de Geografia (2019, p. 15) “posiciona concretamente a possibilidade de reflexão transversal da formação de professores nas ciências humanas e responde à estratégia institucionalmente adotada”. Ou seja, pretendeu-se ampliar os diálogos entre os cursos de Licenciatura de História e Geografia.

Com a criação da Faculdade de Ciências Humanas (Resolução n. 062, de 06 de dezembro de 2018) e do Curso de Especialização lato sensu em Território, Região e Identidades na Amazônia Oriental (Resolução n. 346 de 12 de abril de 2019), os cursos de História e Geografia iniciam uma fase de aproximação e diálogos. O sentido é a construção de um centro de estudos do espaço-tempo da região de fronteira em uma faculdade experimental de encontro entre a ciência do espaço e a ciência do tempo. Trata-se de uma iniciativa ambiciosa que busca relacionar essas categorias centrais das ciências humanas e sociais: o espaço e o tempo.

No ano de 2021 o curso de História solicitou o desmembramento da Faculdade de Ciências Humanas, desta forma na atualidade, apenas o curso de Geografia - Licenciatura faz parte da mesma.

 

REGIMENTO INTERNO FCH - CONSELHO - Link de acesso

registrado em:
Fim do conteúdo da página