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Perfil do Egresso - Geografia

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 17h21 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 19h45 | Acessos: 997

De acordo com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que trata define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, em seu Artigo 8º, O (A) egresso (a) dos cursos de formação inicial em nível superior deverá, portanto, estar apto a:

I.        Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II.    Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III.     Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
IV.     Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V.      Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI.     Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII.    Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII.  Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX.    Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X.      Participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI.    Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII.     Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII.  Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

Parágrafo único. Os professores indígenas e aqueles que venham a atuar em escolas indígenas, professores da educação escolar do campo e da educação escolar quilombola, dada a particularidade das populações com que trabalham e da situação em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

I.        Promover diálogo entre a comunidade junto a quem atuam e os outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprios da cultura local;
II.        Atuar como agentes interculturais para a valorização e o estudo de temas específicos relevantes.

Dentro deste contexto, ainda de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Geografia (BRASIL, 2001), para pensar o perfil do egresso de Licenciatura em Geografia é importante observar as seguintes transformações no campo do conhecimento:

a.     Introdução e o aprofundamento de metodologias e de tecnologias de representação do espaço geográfico, tais como geoprocessamento, sistemas geográficos de informação e sensoriamento remoto; e,
b.         Apropriação do debate teórico metodológico que condiciona, na atualidade, a realização de pesquisa básica voltada ao ensino de Geografia em seus mais diversos campos. Essas transformações, por sua vez, implicam em desafios à formação do geógrafo-professor na educação básica.  

Além disso, e sem abrir mão do rigor científico, teórico e metodológico, o perfil do egresso de nosso curso deve levar em conta, ainda, a necessidade de superar uma prática docente reduzida à “cultura de cartilha” (BRASIL, 2001), e pensar na construção de um professor reflexivo (PERRENOUD, 2012), crítico ao papel do ensino de Geografia e voltado à liberdade e à criação.  
De um modo geral, o licenciado em Geografia ou professor de Geografia tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem acerca das dinâmicas que presidem a produção do espaço geográfico e como campo de trabalho os espaços escolares e não escolares, considerando-os como palco das realizações humanas, condição e meio para os processos educativos, políticos-culturais e físico-ambientais.
Não basta apenas ensinar a descrever as formas da paisagem natural e da paisagem humanizada – prática herdada da “Geografia Clássica”. Esta prática está em muito relacionada ao estudo da organização do espaço (CARLOS, 2011), mas não é suficiente sozinha.
Torna-se necessário que o egresso seja capaz também de atuar a partir de um sistema de ideias, de um quadro explicativo acerca das relações socioeconômicas, políticos-culturais e dos processos físico-ambientais que produzem o espaço geográfico. Isto é, que a prática de sua docência resulte de um esforço de teorização mais ampla dentro da Geografia – acerca do seu objeto; e da Geografia Escolar – referente aos processos de ensino e aprendizagem desta Componente curricular.
Entretanto, de acordo com a crítica contemporânea no campo da teoria geográfica (HAESBAERT, 2004; HARVEY, 2015; MASSEY, 2008; SANTOS, 1999), há uma preocupação cada vez maior e mais profunda acerca do plano da diferença e não apenas com o estudo de padrões de organização do espaço geográfico.
O debate acerca da diferença se refere efetivamente à construção inter-relacional de conhecimentos por parte de atores sociais historicamente invisibilizados, a exemplo de povos indígenas, comunidades tradicionais, remanescentes de quilombos, entre outros. Estes sujeitos definem o conteúdo do que na Geografia denominamos de categoria da diversidade territorial (HAESBAERT, 1999).  
Do ponto de vista da atuação profissional, o Licenciado em Geografia atua como professor em instituições de ensino que ofereçam cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e à distância. Atua ainda de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, ou em espaços de educação não escolares, como espaços de educação especial, assentamentos rurais, aldeias indígenas, quilombos, comunidades tradicionais que demandem sua formação específica; ou em feiras de divulgação científica, museus, unidades de conservação, em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvam pesquisas (BRASIL, 2010).
Assim, considerando essas observações, o perfil desejado do egresso do curso de graduação de Licenciatura em Geografia estabelece que este profissional seja capaz de:

a)      Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
b)       Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção, aplicação e ensino do conhecimento geográfico;
c)       Elaborar, planejar e desenvolver atividades e materiais relativos ao Ensino de Geografia.
d)      Dominar conhecimentos sobre os fundamentos da Geografia, sobre o desenvolvimento histórico da ciência, e suas relações com diversas áreas, necessário para o exercício da docência na Educação Básica.
e)       Conhecer a legislação educacional brasileira e do estado do Pará, assim como, as propostas curriculares nacionais, estadual e municipal.
f)        Dominar conhecimentos, estratégias educacionais e diferentes linguagens inerentes a cultura e a geografia escolar, conectados às experiências dos sujeitos em sua diversidade.
g)   Elaborar, analisar, e avaliar materiais didáticos, como livros, textos, mapas, fotografias, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem.
h)       Realizar pesquisas científicas em Ensino de Geografia.
i)        Coordenar e supervisionar equipes pedagógicas e de trabalho.

Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo em sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico reflexivo, tal como dispõem as Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (BRASIL, 2010), e a Política Nacional de Formação de Professores (BRASIL, 2017).

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