Página inicial > Últimas notícias > Nota de Agradecimentos ao Prof. Dr. Victor da Silva Oliveira

Nota de Agradecimentos ao Prof. Dr. Victor da Silva Oliveira

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h57
  • Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 12h00

Numa palestra ano passado no evento “50 Anos de 1968: a era de todas as viradas” na Universidade de São Paulo, a professora Margareth Rago falava da extraordinária experiência de Michel Foucault na criação da Universidade Experimental de Vincennes. O trabalho de Michel Foucault nesse desafio e os meandros de constituição de um espaço de formação evidenciaram os múltiplos complicadores e dificuldades que se estabelecem, especialmente quando o foco é desenvolver uma universidade de pleno exercício da liberdade.

Desde o ano passado no Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IETU/Unifesspa), houve dois esforços de construção de um espaço de formação de pleno exercício da liberdade. Primeiro aquele que lidaria com o espaço e, posteriormente, outro que buscaria pensar as relações espaço-tempo. Trata-se, respectivamente, do Curso de Geografia e da Faculdade de Ciências Humanas do IETU/Unifesspa. Em ambos os desafios, foi decisiva a dedicação, a competência e o trabalho incansável do Prof. Dr. Victor da Silva Oliveira, enquanto professor e coordenador do Curso de Geografia, para a realização e consolidação desses projetos tão fundamentais. Vale destacar que a Faculdade de Ciências Humanas é a primeira faculdade do IETU/Unifesspa e a primeira faculdade interdisciplinar da Unifesspa. O professor Victor atuou fortemente para a realização desse projeto de encontro entre a Geografia e a História, entre essas duas categorias chaves das ciências humanas: o espaço e o tempo.

Também, indo de encontro às possibilidades de convergência entre a Geografia e a História, o professor Victor foi um dos protagonistas na concepção e efetivação da primeira pós-graduação do IETU/Unifesspa: o Curso de Especialização em Território, Região e Identidades na Amazônia Oriental. Desse modo, a Coordenação do Curso de Geografia do IETU/Unifesspa vem a público manifestar seus agradecimentos à liderança e capacidade de trabalho do Prof. Dr. Victor da Silva Oliveira, que foi fundamental para a gênese dessa iniciativa ambiciosa de diálogo entre a ciência do espaço e a ciência do tempo.

Se um de nossos grandes mestres, Pierre George, estava certo ao dizer que enquanto “historiador do atual, o geógrafo deve prosseguir os estudos do historiador, aplicando métodos que lhe são próprios”, podemos falar que uma longa travessia de descobertas e reinvenções encontra-se diante de nós, em uma Faculdade de Ciências Humanas de pleno exercício da liberdade. Nesse sentido, são louváveis e frutíferos os esforços do Prof. Dr. Victor da Silva Oliveira para construir os alicerces de um espaço acadêmico que pensa as relações entre o passado, o presente e o futuro, a continuidade e a descontinuidade, nessa rede de ideias e trocas que começa a ser tecida como promessa e como esperança.