Página inicial > Últimas notícias > Podcast de aluna da FCH/IETU/Unifesspa é selecionado no projeto "Pesquise na Quarentena" da Fapespa

• Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 14h03
  • Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 14h10

A bolsista de iniciação científica Jéssica Paulino dos Santos, orientada pelo professor Rafael Benevides do Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Unifesspa (FCH/IETU/Unifesspa), teve seu podcast selecionado pelo projeto "Pesquise na Quarentena" da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), com o projeto "Territorialização Camponesa no Sul e Sudeste do Pará".

Segundo Jéssica Paulino dos Santos, “o projeto Pesquise na Quarentena da Fapespa nos incentivou a fazer pesquisa nesse momento de grandes dificuldades e desafios pelo qual estamos passando". Ainda conforme a bolsista, "a ideia dos podcasts surtiu um efeito de entusiasmo, expor os resultados da pesquisa pelo qual venho dedicando meus esforços, e de uma forma simples e prática foi instigante e prazeroso”. Para o orientando, professor Rafael Benevides, “a participação da bolsista Jéssica Paulino dos Santos no projeto Pesquise na Quarentena da Fapespa, demonstra o esforço e o comprometimento da discente para com a pesquisa que estamos realizando sobre a territorialização camponesa no sul e sudeste do Pará". Sobre a situação vivida atualmente, o professor fala que "mesmo em meio a essa pandemia mundial, criamos estratégias e ferramentas para darmos continuidade a pesquisa". Nesse sentido, o professor Rafael diz que "a participação da estudante nesse projeto, corrobora como um resultado positivo do nosso trabalho e motivador para os alunos e professores diante dessa crise sanitária”.

Os resultados da campanha “Pesquise na Quarentena” foram publicados e estão disponíveis online. Criada pela Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (Fapespa), a campanha contou com aproximadamente 80 estudantes inscritos. Para ouvir os podcasts sobre projetos de pesquisa acadêmicos realizados atualmente nas Universidades do Estado do Pará, acesse a página da campanha no SoundCloud: https://soundcloud.com/pesquise-quarentena

O objetivo da campanha “Pesquise na Quarentena” é incentivar os bolsistas de iniciação científica a apresentarem resultados preliminares dos projetos que fazem parte, enquanto as atividades das universidades estão suspensas. Nos podcasts com duração de até 1 minuto e meio, os bolsistas das Universidades UFPA, UEPA e UNIFESSPA, dos campi de Belém, Marabá, Tucuruí, entre outros municípios do Estado, contam sobre seus processos de trabalho durante o isolamento social. A Faculdade de Ciências Humanas do IETU/Unifesspa está representada pelo podcast da aluna Jéssica, orientada pelo prof. Rafael Benevides.