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O Curso de Licenciatura em Geografia do IETU/Unifesspa em pesquisa de Doutorado da USP

  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 18h41
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 18h51
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A professora Cleide Pereira dos Anjos, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FACED/ICH/Unifesspa), está realizando sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, por meio do Doutorado Interinstitucional (DINTER), que é fruto de um convênio entre a Unifesspa, o IFPA e a UFOPA. Em sua pesquisa, o Curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (FCH/IETU/Unifesspa) é estudado para pensar a formação inicial de professores. A pesquisa pode trazer elementos importantes para avançarmos com o curso e seus processos de ensino-aprendizagem.

Segundo Cleide dos Anjos, "a pesquisa parte das seguintes questões: qual é a compreensão que os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Geografia da FCH/IETU da Unifesspa têm do conceito de 'lugar', categoria de estudo e entendimento da ciência geográfica e que está presente na formação inicial de professores para o ensino das séries finais do ensino fundamental? Como se dá o entendimento dos (as) alunos (as) do curso de Geografia da FCH/IETU da Unifesspa sobre as relações  entre o local e o global, no que se refere ao estabelecimento das relações entre a formação ofertada no curso, a partir dos estudos sobre o conceito de lugar, proposta pelo Projeto Pedagógico  do Curso (PPC), e as ações econômicas próprias do mundo globalizado, como a produção de commodities, no caso soja e milho transgênico, na região sul do Pará, uma vez que a proposta de formação inicial de professores em Geografia apresenta o propósito de contribuir no processo de desenvolvimento regional local?"

Sobre a importância da pesquisa e seus desdobramentos, a professora Raphela Desiderio (FCH/IETU/Unifesspa) diz que "toda pesquisa e todo pesquisador que se dispõe a problematizar questões referentes à formação inicial de professores na região, e nesse caso, mais especificamente no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da FCH do IETU, que é um curso novo, é importante e contribui para o desenvolvimento da área". A professora ressalta ainda que "a pesquisa na área de formação de professores em Geografia é fundamental para que se alcance o objetivo da universidade, que é formar profissionais de qualidade que sejam capazes de lidar com a complexidade e diversidade da região que ocupamos, além de melhorar os índices da Educação Básica" e na medida em que se trata de "uma pesquisa que envolve os estudantes do curso em seus percursos formativos também contribui para a compreensão do que trazemos como eixo estruturador do PPC que é a pesquisa como princípio educativo, ou seja, a partir da perspectiva de que não há formação e prática sem pesquisa e compreensão da realidade em que estamos inseridos e que esses estudantes atuarão como profissionais". A professora Raphaela Desiderio conclui que a pesquisa em foco "também coloca os estudantes e os docentes do curso em contato com pesquisadores que tomam como problemáticas de pesquisa questões que envolvem a geografia escolar, o que é fundamental em um curso de licenciatura".

PPGH-USP - Observatório das Metrópoles

A professora Thiara Breda (FCH/IETU/Unifesspa), dialogando com um dos conceitos centrais da pesquisa, que é o lugar, afirma que "a categoria geográfica de lugar na perspectiva educacional está fortemente relacionada a Geografia Humanista e Cultural, principalmente no que tange ao sentimento de ‘pertencimento’, devido a uma demanda pedagógica de um caminho didático que 'facilite' uma melhor compreensão por parte dos alunos e das alunas". Nesse sentido, para a professora, "ao envolver processos de construção identitária, o cotidiano e os conhecimentos prévios/espontâneos, essa categoria geralmente está atrelada às experiências fenomênicas e subjetivas dos(as) estudantes". Desse modo, a professora Thiara Breda argumenta que o "'lugar', seja como categoria em um documento curricular, como no PPC do nosso curso, seja enquanto conteúdo didático na educação geográfica, como na BNCC e nos livros didáticos, não é (ou não deveria ser!) uma mera escala de análise de um recorte espacial (como talvez fazemos com o 'local')", posto que "pedagogicamente o 'lugar' pode ser uma 'ferramenta teórico-metodológica' para contextualizar outros conteúdos e conceitos geográficos". Portanto, a professora defende que "reconhecer na construção do PPC do nosso curso o lugar dos(as) estudantes de licenciatura de geografia da Unifesspa/IETU e de suas vidas cotidianas em suas múltiplas dimensões escalares pode possibilitar que o conteúdo (trans)forme esses sujeitos, alterando e ampliando suas visões de mundo e criando novas formas de pensar".

A professora Cleide dos Anjos tem realizado diversas atividades com os docentes e discentes de nosso curso para desenvolver sua pesquisa. Em tempos de pandemia da Covid-19, a doutoranda tem feito uso de plataformas digitais para a produção e preenchimento de formulários. Em breve, ela defenderá sua tese de doutorado e seu trabalho será importante para pensarmos o Curso de Licenciatura em Geografia da FCH/IETU/Unifesspa e seus (des)caminhos.

 

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