Página inicial > Últimas notícias > Aula de Campo Geo 2018 e Geo 2020

Aula de Campo Geo 2018 e Geo 2020

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 09h57
  • Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 13h24

Entre os dias 04 e 07 de maio de 2022, as turmas 2020 e 2018 do Curso de Licenciatura de Geografia do IETU/ Unifesspa realizaram viagem de trabalho de campo no estado de Tocantins, como parte da disciplina “Trabalho de Campo e Geografia II”. Na ocasião, o grupo de vinte e cinco alunos foi acompanhado do Professor Dr Victor da Silva Oliveira, proponente da atividade, e do Professor Dr Lucas Zenha Antonino e do monitor Francisco Davi Pereira de Abreu.

As atividades iniciaram no dia 04, e tiveram como destino primeiro o município de Araguaína, no norte do Estado. No mesmo dia o grupo foi guiado pelo Professor Dr Eliseu Pereira de Brito, do Curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins, em visita ao perímetro central do núcleo urbano do município. No dia seguinte, os acadêmicos de Geografia Alex Bezerra Dias e Thiago Santos Sousa estiveram presentes em visita as áreas periféricas de Araguaína, assim como no Distrito Industrial.

No dia 05 e 06 o grupo esteve em Palmas, capital do Estado, em visita ao Instituto de Terras do Tocantins. O grupo foi recebido pelo geógrafo da autarquia, Dr. Iann Dellano, pelo Vice-presidente Wilton Bezerra do Nascimento e pela chefe do setor de cartografia, Eliane Oliveira. Na ocasião houve contato dos alunos com a atuação do geógrafo em uma autarquia pública que tem por finalidade tratar da regularização fundiária do Estado do Tocantins, sobretudo do espaço rural. Assim, as atividades concentram-se em compreender o funcionamento da autarquia, a atuação do geógrafo, os embates e conflitos por acesso à terra presentes no Estado e, por fim, a importância da cartografia para as atividades realizadas, sendo um dos principais mecanismos para constatação, comprovação e regularização fundiária.

Ainda no dia 06, pela tarde, o grupo participou do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional. Os alunos e docentes foram recebidos pela Profª. Drª. Rosane Balsan, da Universidade Federal do Tocantins, que executa o projeto de extensão que visa promover o conhecimento sobre os processos históricos de ocupação e transformação de Porto Nacional, município localizado ao Sul de Palmas com importância histórica e política na constituição do Estado do Tocantins e como vértice econômico antes da construção da Rodovia Belém-Brasília, devido a sua localização as margens do Rio Tocantins. O dia 07 foi reservado para viagem de retorno para Xinguara.

O professor Victor destaca a importância da atividade para a formação do licenciado em geografia “as disciplinas de trabalho de campo têm centralidade na formação do profissional de geografia. São momentos impares em que os acadêmicos têm possibilidade de na prática e em ambientes distintos estarem em contato direto com elementos teóricos trabalhados no decorrer do curso, assim como executar metodologias de pesquisa específicas.”

AuladeCampo

Foto do grupo em frente ao Museu Histórico de Porto Nacional/TO
Fonte - Lucas Zenha Antonino (2022)